Artigo

Globos de Ouro são esta noite: As previsões para a grande festa... dos vestidos pretos

É a primeira cerimónia transmitida para todo o mundo desde desde que começaram as denúncias de escândalos sexuais e por isso o preto dominará a passadeira vermelha. Na corrida para os prémios, "A Forma da Água" é o mais nomeado, mas reina a incerteza. O SAPO Mag faz as previsões, sem esquecer a televisão.

É esta a noite dos Globos de Ouro, que serão o primeiro grande encontro da comunidade artística de Hollywood numa cerimónia transmitida em direto a nível internacional desde que começaram as denúncias de escândalos sexuais.

Em solidariedade com o movimento contra o assédios, as atrizes vão transformar a passadeira vermelha numa manifestação de luto e união, "desfilando" com vestidos pretos. E quando a cerimónia começar, às 17 horas de Los Angeles, uma da manhã em Portugal continental (transmitida pela SIC Caras), também o anfitrião Seth Meyers abordará o tema antes de começar a celebrar os grandes feitos em cinema e televisão do ano passado.

Sim, há prémios para televisão, mas a sua grande festa, os Emmys, foi em setembro. As atenções vão estar concentradas nos filmes: atribuídos pelos cerca de 90 membros da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, os Globos são considerados por muitos como a grande "antecâmara" dos Óscares, que este ano acontecem a 4 de março.

Na verdade, nas últimas 11 edições apenas quatro filmes consagrados pelos Globos repetiram a vitória nos Óscares: "Quem Quer Ser Bilionário?", "O Artista", "Argo" e "12 Anos Escravo". Hollywood aparece em peso porque sabe que são mais um momento importante na corrida: os prémios darão mais visibilidade numa temporada cheia de incertezas e a presença em listas de melhores do ano, nomeações e prémios podem fazer fazer a diferença quando um votante dos Óscares tem de decidir a ordem de visionamento entre as dezenas de filmes que recebeu "para sua consideração".

À partida para a cerimónia, "A Forma da Água" é o filme mais nomeado, em sete categorias, mais uma do que "The Post" e "Três Cartazes à Beira da Estrada", mas não há favoritos claros. As previsões dos analistas refletem a incerteza, mas eis um guião possível para a grande  noite.

CINEMA

MELHOR FILME (DRAMA): "Chama-me Pelo Teu Nome"; "Dunkirk"; "A Forma da Água"; "The Post"; "Três Cartazes à Beira da Estrada".
A única coisa em que os analistas concordam é que dificilmente será "Dunkirk" ou "Chama-me Pelo Teu Nome". Em teoria, a vantagem será de "A Forma da Água" por causa das sete nomeações, mas "Três Cartazes à Beira da Estrada" também tem grandes fãs. Dado o atual momento político, há quem acredite que a escolha pode ser "The Post" de Spielberg, por causa da poderosa mensagem em defesa da imprensa.

Ver artigo completo

Comentários