Artigo

Calema conquistam quatro prêmios no STP Music Awards com a presença de Bruna Tatiana e Totó

São Tomé e Príncipe, 5 de Julho de 2015- Pela primeira vez a ilha de São Tomé e Príncipe realiza um evento de música com produção angolana ao mais alto nível. No dia 4 de Julho a organização do Angola Music Awards e a Unitel levaram o melhor da festa da música até a uma das ilhas mais belas de África.

Convidados de honra não faltaram. Os cantores angolanos Bruna Tatiana e Totó "voaram" até à ilha para prestigiar o evento. Totó, bastante aplaudido na noite, deu um “senhor show”, ao interpretar duas das suas músicas, uma delas “Abre a porta Tânia”, clássico eternizado que levou a plateia a pedir por mais.

Em um dos momentos em palco, Totó pergunta à sua excelência o Sr. Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, o que iria fazer, pois Tania não “abria a porta”. O sorriso do PR demonstrou o respeito e admiração mútua de ambas as partes. Totó mais uma vez deu mostras do seu talento além-fronteiras.

Segundo o músico, o convite feito para participar no evento foi "juntar o útil ao agradável", pois o mesmo já quis conhecer São Tomé e Príncipe, e puder participar no evento ao mesmo tempo foi " o melhor que puderia acontecer". Totó dá a sua opinião quanto à música feita na ilha: "A música de São Tomé é muito parecida com a música feita em Angola, particularmente as de cariz tradicional, e no geral têm pequenas diferenças em termos rítmicos e execução harmónica. Para Totó é um estilo que teria aceitação no mercado angolano. A interacção com artistas são-tomenses em prol do desenvolvimento musical foi também um dos motivos que levou o artista a deslocar-se a este país.


Bruna Tatiana, foi outra das surpresas da noite. Os temas “Eu falhei” e “Meu tudo” foram ouvidos pelos quatro cantos do Palácio dos Congressos. Bruna, com a sua beleza e sorriso natural, levou o melhor da música angolana até a ilha. O som das palmas em uníssimo era sinal de aprovação, de missão cumprida.

Contudo, a festa foi nacional. De todos os músicos de São Tomé e Príncipe, os que mais se destacaram foi o grupo “Calemas”, que tal como em Angola, significa “onda grande”. Foi com uma “onda” geral de aplausos que o grupo subiu quatro vezes ao palco e enalteceu o apoio do seu público, ao lembrar que o primeiro evento de premiação em São Tomé veio na altura certa, ao apoiar artistas emergentes e os já mais destacados na ilha.

O grupo levou quatro prémios para casa: Artista Mais popular na Internet, Álbum do Ano, Artista Unitel Olá Mundo e melhor grupo do ano.



Segue lista dos grupos vencedores:

Artista Mais Popular da Internet: Calema

Música do Ano: Calema

Melhor Grupo/Banda: Calema

Melhor Grupo Tradicional: Bulawê Chão-Chão

Melhor Música Tradicional: Vivêku non vivê- BulawêPastelin

Melhor Álbum: Bomukêle- Calema

Melhor videoclip: Boleia- Kalú Mendes

Melhor Artista Masculino: Leo Boca Copo

Melhor Artista Feminino: Bruna Lee

Artista Revelação: Angelo Mendes

Artista Unitel Olá Mundo: MakinaElecronica

Melhor DJ: DJ Queimabilha


Comentários