Artigo

Músicos sobem ao palco do Kilamba para homenagear os Jovens do Prenda

Os músicos Augusto Chacaya, Filho do Zua, Lulas da Paixão, Tony do Fumo Filho, foram convidados a subir ao palco do Muzongué da Tradição neste domingo 15, para homenagear a banda Jovens do Prenda, no Centro Recreativo Kilamba, em Luanda.

Muzongué da Tradição

A festa teve inicio ás 12:00 horas e os convidados viram subir ao palco o músico Augusto Chacaya acompanhado da banda Os Kiezos. Interpretou vários temas de sua autoria, levando os presentes a irem para a pista de dança e ensaiar belíssimos passos de kizomba.

O segundo a entrar em cena no palco do Kilamba foi o músico Tony do Fumo Filho que encantou os convidados com temas da autoria do seu falecido pai, fazendo com que muitos convivas recordassem com grande nostalgia um dos melhores interpretes da música angolana .

O mais velho Lula da Paixão não quis ficar de fora nesta homenagem aos Jovens do Prenda. Subiu ao palco e, com a sua forma própria de cantar, obrigou que muitos dos presentes "invadissem" a pista para dançar.

O Guitarrista Boto Gonçalves prestou a sua homenagem a um dos grupos mais famosos de Angola e com as suas mãos mágicas mostrou como se toca guitarra com mestria.

A festa terminou com a actuação do músico Filho do Zua que, acompanhado pelos Kimbambas, levou os convidados a cantarem os seus sucessos que hoje são tocadas com fulgor nas rádios e nas televisões.

No final, um dos fundadores do Jovens do Prenda, Chico Montenegro, afirmou que a homenagem por mais um ano de existência do seu conjunto, dá-lhes força para continuar a fazer música de qualidade e manter viva as raízes da cultura musical nacional.

Chico Montenegro acredita que esse género de iniciativas vai permitir que os fazedores de música notem que há pessoas interessadas no seu trabalho e ao mesmo tempo fazer com que o grupo tenha mais responsabilidade para deixar o testemunho aos mais jovens de modo que estes continuem a fazer boa música angolana.

O fundador dos Jovens do Prenda referiu ser importante surgirem mais centros recreativos e locais de eventos para que os grupos continuem a levar a sua mensagem às comunidades, salvaguardando desta forma a essência dos vários ritmos feitos no país.

A banda Jovens do Prenda foi Fundada em 1968, por Chico Montenegro, Didi da Mãe Preta, Tony do Fumo, Augusto Chacaya, tendo ainda como co-fundadores Kangongo, Mingo e Verry Inácio, aos quais se junta o vocalista Gaby Monteiro.

O Muzongué da Tradição é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007 e visa a promoção, divulgação e valorização da música angolana produzida nos anos 60, 70 e 80. O agrupamento Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário, foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.

Comentários