Artigo

UB40 traz reggae a Angola

A famosa banda de reggae dos anos 80 e 90, UB40, vai estar em Angola para dois espectáculos nos dias 19 e 21 de Setembro.

O primeiro concerto vai acontecer na Piscina do Alvalade, Luanda, dia 19, e tem o selo da LS Republicano, o segundo terá lugar no Festisumbe2013, na capital do Kwanza-Sul, no dia 21.

Biografia da banda

Surgido numa fila de Seguro Social Britânico, os integrantes do grupo extraíram o nome das iniciais de um impresso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benefício de Desemprego). A sua formação multi-racial reflecte o meio de onde emergiram os seus membros.

Formado pelos irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão), o UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte carácter político-social.

Três depois, 2001, a banda lança um novo álbum de estúdio, “Cover Up”, e no ano seguinte, publica o disco “The Fathers Of Reggae”.

Em 2003 recebe um prémio Ivor Novello por realizações internacionais e assegura um álbum top 10 com “The Platinum Collection”. O seu 22º álbum, “Homegrown”, é disponibilizado ao público.

Para marcar o 25º aniversário do seu primeiro single e álbum, o UB40 lança, em 2005, o disco “Who You Fighting For”.

Em 2008, Ali Campbell abandonou os UB40, depois de 28 anos como vocalista da banda britânica, sendo substituído por Maxi Priest.

Comentários