A famosa banda de reggae dos anos 80 e 90, UB40, vai estar em Angola para dois espectáculos nos dias 19 e 21 de Setembro.

O primeiro concerto vai acontecer na Piscina do Alvalade, Luanda, dia 19, e tem o selo da LS Republicano, o segundo terá lugar no Festisumbe2013, na capital do Kwanza-Sul, no dia 21.

A banda, formada em 1978, na cidade de Birmingham, faz sucesso graças ao seu som de qualidade e pela "batida electrónica" bem distribuída e harmoniosa com os instrumentos.

Biografia da banda

Surgido numa fila de Seguro Social Britânico, os integrantes do grupo extraíram o nome das iniciais de um impresso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benefício de Desemprego). A sua formação multi-racial reflecte o meio de onde emergiram os seus membros.

Formado pelos irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão), o UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte carácter político-social.

Em 1980 a banda produziu o seu single de estreia, "King/Food For Thought", pela Graduate, selo local independente, que chega à 4ª posição no mercado nacional de singles. No mesmo ano, o álbum de estreia do UB40, “Signing Off”, chega à segunda posição.

No ano seguinte, a banda deixa a Graduate e cria seu próprio selo, Dep International. O seu segundo álbum, “Present Arms”, repete o sucesso do primeiro, chegando à segunda posição nas bancas internacionais. "One In Ten" torna-se o seu quarto single top dez em um ano, enquanto “Present Arms In Dub” é o primeiro álbum dub a entrar no top 40 britânico.

Em 1983, coloca à disposição dos fãs o disco “Labour Of Love”, uma homenagem aos artistas de reggae que inspiraram o UB40, dando-lhes o seu primeiro álbum número 1, que permaneceu na ribalta durante 18 meses. O primeiro single do álbum, "Red Red Wine", é o primeiro single nº1 na Inglaterra em Agosto. Cinco anos depois, ele também fica no topo das paradas americanas.

A sua discografia inclui ainda os discos “Labour Of Love II”, que gera os hits top dez "Kingston Town" e "Homely Girl".

O álbum “Promises And Lies” torna-se o maior disco do grupo, vendendo 9 milhões de cópias mundialmente. O disco produz outro grande hit com "(I Can't Help) Falling In Love", que rende à banda o seu terceiro nº 1 na Inglaterra e seu segundo líder de paradas nos EUA.

Em 1997, a banda grava o seu 12º álbum de estúdio, “Guns In The Ghetto”, na Jamaica. Um ano depois, lança o terceiro volume de “Labour Of Love”, álbum com outro single top dez em "Come Back Darling".

Três depois, 2001, a banda lança um novo álbum de estúdio, “Cover Up”, e no ano seguinte, publica o disco “The Fathers Of Reggae”.

Em 2003 recebe um prémio Ivor Novello por realizações internacionais e assegura um álbum top 10 com “The Platinum Collection”. O seu 22º álbum, “Homegrown”, é disponibilizado ao público.

Para marcar o 25º aniversário do seu primeiro single e álbum, o UB40 lança, em 2005, o disco “Who You Fighting For”.

Em 2008, Ali Campbell abandonou os UB40, depois de 28 anos como vocalista da banda britânica, sendo substituído por Maxi Priest.