Artigo

"JFK Revelado": Canal História investiga assassinato de John F. Kennedy

A nova série documental do Canal História, "JFK Revelado", estreia a 3 de julho, a partir das 22 horas.

Mais de dois milhões de ficheiros governamentais já não considerados confidenciais oferecem novas provas sobre as atividades de Lee Harvey Oswald nas semanas, meses e anos antes do assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, com os restantes documentos a estarem disponíveis para consulta no final deste ano.

"JKF Revelado" acompanha, ao longo de seis episódios, o antigo agente da CIA, Bob Baer, e o antigo tenente da polícia de Los Angeles, Adam Bercovici, na investigação global independente sobre Oswald e a morte de JFK, na tentativa de descobrir se o assassino tinha cúmplices, e em caso afirmativo, quem o ajudou no homicídio do presidente.

Trabalhando lado a lado com a elite de especialistas de investigação e usando algoritmos de análise de última geração para investigar estes ficheiros confidenciais, Baer e a sua equipa viajam a Moscovo, Cidade do México, Nova Orleães, Miami e Dallas para seguir pistas e reconstituir os passos de Oswald com o objetivo de separar a teoria da conspiração da verdade.

No terreno no México, a equipa descobre novas pistas que podem sugerir uma ligação mais profunda entre Oswald e o KGB. Os documentos anteriormente considerados confidenciais revelam que Oswald se reuniu com inimigos dos Estados Unidos na altura da Guerra Fria, tanto a União Soviética como Cuba, apenas oito semanas antes do assassinato de JFK.

Seguindo as pistas destes ficheiros, a investigação de Baer descobre um antigo agente do KGB e outras testemunhas que, pela primeira vez à frente de uma câmara, falam sobre encontros com Oswald apenas semanas antes de ele ter mudado o curso da história norte-americana.

Entre as provas mais convincentes estão documentos da polícia que ligam Oswald a uma “casa segura” suspeita em Dallas onde ele poderia ter-se escondido após o crime.

A investigação de "JFK Revelado" poderá ser acompanhada ao longo dos episódios "A Reunião de Ferro" (3 de julho, às 22h00) "A Rede Russa" (3 de julho, às 22h45), "Oswald Desaparece" (10 de julho, às 22h00), "A Ligação Cubana" (10 de julho, às 22h45), "O Local do Crime" (17 de julho, às 22h00) e "A Verdade" (17 de julho, às 22h45).

Comentários