Artigo

Novela de sucesso "Avenida Brasil’ traz ainda mais emoção para o Globo ON

Recordada como um dos maiores fenómenos de audiências da televisão brasileira dos últimos anos, ao ponto de despertar a atenção dos mais reconhecidos media internacionais aquando do seu último capítulo da trama, ‘Avenida Brasil’ volta a Angola a partir de dia 10 de Julho, no Globo ON.

Nina ( Debora Falabella )

O público poderá acompanhar e viver a saga de Rita/Nina (Mel Maia/Débora Falabella), uma jovem mulher que desde os 11 anos planeia um acerto de contas com a madrasta Carminha (Adriana Esteves).

Avenida Brasil
Nilo ( José de Abreu )créditos: Alex Carvalho/CGCOM

Rita (Mel Maia), órfã de mãe, era criada com muito amor, pelo pai Genésio (Tony Ramos). Tudo muda quando ele casa-se com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), uma mulher ambiciosa e dissimulada. Com Genésio, ela passa-se por uma esposa doce e dedicada; com Rita, uma malvada madrasta.

Avenida Brasil
Rita ( Mel Maia )

A menina entra em desespero ao descobrir, após ouvir uma conversa da madrasta ao telefone, que Carminha está a planear um golpe contra o seu pai e ficar com o dinheiro da venda do património da família. Carminha conta com o apoio de Max (Marcello Novaes), o seu amante e parceiro de golpes. Tendo ouvido o plano, Rita corre para alertar o pai, mas ele acha que a história não passa de implicância da filha com a madrasta e, aparentemente, não a leva a sério. Ao sair do banco com o dinheiro guardado em uma mala, como sugerido por Carminha, Genésio é roubado por dois homens em uma moto. Só que, para a surpresa de todos, ele tinha enchido a mala com papéis picados e deixado o dinheiro no banco. Depois do assalto, volta à agência e esconde o dinheiro em casa, já certo de que convive com uma traidora. Para manter Carminha sob controlo, mente para ela, dizendo ter sido assaltado.

Avenida Brasil
Nina ( Débora Falabella ) *** Local Caption *** Cap 12 – cena 6 -

Mais tarde, depois de prometer à filha que se livraria de Carminha, Genésio a segue e flagra uma discussão dela com Max. Assim que o comparsa vai embora, Genésio briga com Carminha, acaba se ferindo e, desnorteado, perambula pela Avenida Brasil, onde é atropelado e morre no local. O motorista é Jorge Tufão (Murilo Benício), craque do Flamengo e revelado pelo Divino Futebol Clube, um time do subúrbio do Rio de Janeiro. Antes de morrer, a vítima sussurra para o jogador o nome completo de sua esposa: Carmen Lúcia Moreira de Souza. No fundo, Genésio queria denunciá-la, mas Tufão acha o contrário, que a vítima está lhe pedindo para cuidar dela. O jogador chama socorro, mas foge do local com medo de que o ocorrido atrapalhe sua carreira em ascensão.

Avenida Brasil
Carminha ( Adriana Esteves )créditos: Alex Carvalho/CGCOM

É assim que começa a saga de vingança de Rita que é abandonada pela madrasta num lixão aos cuidados de Nilo (José de Abreu). Apesar dos tempos difíceis, a menina é adoptada com o nome de Nina e cresce para ser uma jovem chef bem-sucedida. Contudo e com a morte do pai adoptivo, aumenta nela a vontade de se vingar da madrasta que, passados esses 12 anos, se encontra rica e casada com Tufão.

Avenida Brasil
Lucinda ( Vera Holtz)

A história principal é acompanhada de várias e igualmente marcantes tramas paralelas, que ajudam a explicar a popularidade da história e que contam com a participação dos actores Vera Holtz, Cauã Reymond, Marcos Caruso, Eliane Giardini, Ailton Graça, Débora Nascimento, Ísis Valverde, Thiago Martins, Bruno Gissoni, Alexandre Borges, Débora Bloch, Carolina Ferraz, entre muitos outros.

Comentários