Artigo

Rodrigo Lombardi: “Para Caio o carácter é mais importante do que uma paixão”

Com mais de 15 anos de carreira, e após participar em grandes sucessos da novela brasileira, como “Bang Bang”, “Salve Jorge” ou “Caminhos e Índias”, Rodrigo Lombardi está de volta aos ecrãs com a telenovela “A Força do Querer”, exibida no horário nobre das 21horas, onde interpreta a personagem de Caio, um homem que estudou direito penal e que se vê envolvido num triângulo amoroso.

Rodrigo Lombardi

Em entrevista ao SAPO, Rodrigo revelou alguns detalhes da sua participação na grande trama “A Força do Querer”, tendo frisado que, para a sua personagem, o carácter é mais importante do que uma paixão.

Conte-nos um pouco da história da novela e da sua personagem?

“A Força do Querer” é aquela força maior que nos move e que nos causa uma mudança de estado de espírito. O Caio, a minha personagem, é um homem que estudou direito penal, é um palestrante. Ele entra no meio de dois amores e quer o bem daquelas duas pessoas, porque não pode ser bom e justo ao mesmo tempo para as duas. Então o destino vai estar nas mãos dele e resta saber se a força do querer dele vai falar mais alto.

Rodrigo Lombardi
Bibi ( Juliana Paes ) e Caio ( Rodrigo Lombardi ).

Como é que define a personalidade do Caio?

O Caio é um homem que planeia, um visionário, e é alguém com os pés no chão. Sabe planear passo a passo a vida dele, até chegar ao seu objectivo.

A Bibi (Juliana Paes) foi o amor de faculdade do Caio, mas o afastamento dela mudou completamente a sua personagem. Fale-nos sobre essa mudança?

Ele viveu um amor juvenil com essa menina, mas ele tinhas planos, e a Bibi tinha demonstrações épicas de afecto a que ele correspondia, mas era tudo de uma forma programada e não natural. Ela não percebia isso porque queria tudo agora e a todo tempo. A história deles acaba por ter um fim e esse rompimento causa uma ferida muito grande dentro dele. Vamos perceber, passados esses 15 anos, se se trata de uma cicatriz ou de uma ferida aberta.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardicréditos: Felipe Monteiro

Apesar de ele ter todas oportunidades de passar por cima de Rubinho (Emílio Dantas), o marido da Bibi, ele acaba por ajudar o rival.

Caio é um homem com ética. Ele pensa “quero essa jovem? Sim”. “Devo ir atrás? Sim.” “Posso nesse momento? Não”. Então tudo o que eu posso fazer é ajudar.

“A Força do Querer” é uma novela que traz paixões avassaladoras e desejos diversos. Até onde as pessoas podem ir para satisfazê-los? Qual é o principal querer do Caio e qual é a força desse querer?

É difícil definir uma personagem através de um ‘querer’. Ele tem a justiça como centro maior. Se cada personagem tivesse uma carta de tarô, ele teria a carta da justiça, e essa talvez seja a força motriz dele. O caminho que ele vai traçar vai levá-lo a novas informações, a novos acontecimentos, e esse querer vai-se desvirtuando.

Rodrigo Lombardi
Caio ( Rodrigo Lombardi ), Jeiza ( Paolla Oliveira ) e Bibi ( Juliana Paes )créditos: TV GLOBO

O que as pessoas podem esperar desta novela?

É uma novela que aproxima muita gente de nós mesmos. É uma novela que fala do nosso íntimo, de quando você sabe os seus objectivos, [mas também fala de] quais são os utensílios e as forças que te mantêm com os pés no chão. É uma novela na qual encontramos uma grande identificação.

@Priscila Jorge

Comentários