Artigo

TPA 1 ocupa primeira posição na audiência em Angola

O Telejornal do canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA) ocupou o primeiro lugar (11,1%), num universo de 10 programas. Até Maio último, a Zap Novelas dominava a audiência da televisão.

Segundo o estudo realizado pela Marktest Angola e apresentado nessa quinta-feira, em Luanda, o apresentador do Telejornal do canal 1 da TPA, Ernesto Bartolomeu, é o preferido dos angolanos.

A pesquisa releva que o canal 2 da Televisão Pública de Angola (TPA) registou uma queda de audiência. Lembra que, em Maio, este canal ocupou a sexta posição, tendo caído para o sétimo lugar em Outubro último.

De acordo com a pesquisa, que vai na sua 11ª edição, o programa Tchilar, da TPA2, alcançou a quarta posição em termos de programas preferidos (2,8%).

Ainda no sector da comunicação social, a Rádio Luanda continua a ser a líder da audiência, principalmente o programa apresentado pelo jornalista Paulo Miranda.

Por seu turno, o apresentador Jorge Gomes (Man Gomito), da Rádio Mais, é tido como o locutor preferido pelos ouvintes.

Na imprensa, sem contar com os portais e agências de notícias, o Jornal de Angola foi o diário de destaque neste período, enquanto o Nova Gazeta dominou a audiência dos semanários.

As revistas semanais Lux e Chocolate foram as que mais prenderam a atenção dos leitores.

Apesar destas audiências registadas na imprensa escrita, o estudo revela que 64% da população de Luanda não lê jornal e 84% não lê revistas.

Presente em Angola desde 2006, a Marktest Angola faz parte do Grupo Marktest, constituído por várias empresas especializadas na área de estudos de mercado e processamento de informação.

Ela oferece ao mercado nacional um conjunto de informações de grande utilidade, que permitem conhecer, avaliar e acompanhar o desempenho das organizações no mercado e compará-los as acções da concorrência.

Comentários