A criadora de Harry Potter, a escritora britânica J.K. Rowling, elogiou esta segunda-feira a decisão de dar a uma atriz negra o papel de Hermione Granger numa peça de teatro em Londres.

Os produtores da peça "Harry Potter and the Cursed Child" ["Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"], que deve estrear em junho, anunciaram que Noma Dumezweni, uma atriz nascida na Suazilândia, interpretará o papel que Emma Watson personificou nos filmes da saga do feiticeiro.

Rowling deu sua bênção à decisão: "Olhos castanhos, cabelo encaracolado e muito inteligente. Pele branca nunca foi especificado. Rowling adora a Hermione negra".

Jamie Parker como o adulto Harry Potter e Paul Thornley no papel de Ron Weasley foram também apresentados.

No site Pottermore, a escritora acrescentou: "Estou tão entusiasmada com a escolha do casting de 'Harry Potter and the Cursed Child'. Mal posso esperar para ver Jamie, Noma e Paul trazerem para a vida nos palcos no próximo verão os adultos Harry, Hermione e Ron.

Alguns leitores destacaram que Rowling  escreveu, em referência a Hermione, que "a sua cara branca aparecia atrás de uma árvore" no livro "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".

No MuggleNet.com, o site mais popular dos fãs de Harry Potter, um cibernauta escreveu: "Como um fã 'de cor', vejo-me muito refletido nos personagens de Harry Potter, muito obrigado".

"Não precisamos de pequenas e patetas 'concessões' que chamam a atenção para questões de raça na literatura e entretenimento", completou.

Outros fãs fizeram humor com a discussão.

"Pessoas que se queixam da cor da pele de Hermione num universo de ficção onde as pessoas montam em vassouras para desafiar a gravidade. Continuem loucos", escreveu Andrien Gbinigie.

A história da peça de teatro tem lugar 19 anos depois do último livro da série, com os personagens já adultos. Harry Potter é um pai com três filhos e funcionário no Ministério da Magia com excesso de trabalho e dificuldades em desligar-se do passado e com o seu descendente mais novo, Albus, a lutar com o peso de um legado familiar que nunca desejou.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.