De acordo com os dados divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, este ano as salas de cinema registaram 10,8 milhões de espectadores e 55,7 milhões de euros de receita bruta de bilheteira até ao mês de setembro. Em 2014, no mesmo período, contabilizavam-se 8,6 milhões de espectadores e 44,8 milhões de receitas.

Apesar deste aumento, setembro foi um dos meses que registou menor audiência em salas de cinema, com 923.916, metade do que foi registado, por exemplo em agosto.

Se olharmos para o retrato global, a maioria dos filmes em sala não terão beneficiado com o aumento na afluência.  A mexida no ponteiro deve-se, em grande medida, aos números atingidos pelos três filmes mais vistos pelos portugueses em sala: "Mínimos" (927 mil espectadores), "Velocidade furiosa 7" (832 mil espectadores) e a produção portuguesa "O Pátio das Cantigas", que, entre si, somaram 2,3 milhões de espectadores.

Este ano estrearam-se cerca de vinte filmes portugueses, sendo "O Pátio das Cantigas", de Leonel Vieira, o mais visto, tendo já ultrapassado a marca do meio milhão de espectadores.

Os lugares seguintes do ranking geral dos filmes mais vistos em Portugal são ocupados por "As Cinquenta Sombras de Grey" (500 mil espectadores), "Divertida-mente" (440 mil espectadores) e "Mundo Jurássico" (328 mil espectadores).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.