Denzel Washington vai receber o prémio de carreira do American Film Institute (AFI), uma das maiores honras que um profissional do cinema pode receber nos EUA. O chamado AFI Life Achievement Award é atribuido anualmente desde 1973, tendo o primeiro vencedor sido John Ford, e contando entre os seus recipientes com nomes lendários como Alfred Hitchcock, Fred Astaire, Steven Spielberg, Robert De Niro ou Al Pacino. Washington é o segundo artista negro a receber a honra, após a atribuição do troféu a Sidney Poitier em 1992.

"Denzel Washington é um ícone americano", afirmou Howard Stringer, um dos responsáveis do American Film Institute. "Enquanto ator, ele eleva-se a grande altura como uma encarnação heróica e estóica do melhor em todos nós, e fá-lo com coração, humanidade e um dos sorrisos mais luminosos que alguma vez brilhou no ecrã. Igualmente formidável enquanto realizador e produtor, ele é uma impressionante força criativa - e um dos artistas mais relevantes e vitais a trabalhar hoje em dia. O AFI está orgulhoso de lhe conceder o seu 47º Life Achievement Award.”

O ator vai receber o troféu numa cerimónia a 6 de junho de 2019, em Los Angeles. Denzel Washington já recebeu dois Óscares, de Melhor Ator Secundário por "Tempo de Glória" e Melhor Ator por "Dia de Treino", e foi nomeado mais sete vezes, pelos filmes "O Grito da Liberdade", "Malcolm X", "O Furacão", "Decisão de Risco", "Vedações " (em que foi nomeado como ator e produtor) e "Roman Israel, Esq.". Além disso recebeu ainda três Globos de Ouro e um Tony.