Com oito nomeações em 13 possíveis, "Frozen II - o Reino do Gelo", da Disney, e "Mr. Link", da Laika Entertainment, lideram a corrida aos prémios Annie, os "Óscares da Animação".

Na lista anunciada esta segunda-feira em Los Angeles surgem na categoria das curtas-metragens dois títulos portugueses com co-produção internacional: o já premiado em vários festivais "Tio Tomás, A Contabilidade Dos Dias" (foto), de Regina Pessoa, e "Purpleboy", de Alexandre Siqueira.

Além de "Frozen II" e "Mr. Link", concorrem para Melhor Filme de Animação "Klaus", a primeira produção do género da Netflix, originária de um estúdio espanhol (Sergio Pablos Animation Studios, com o nome do realizador), que tem sete nomeações no total, e "Toy Story 4", da Disney-Pixar, "Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto", da DreamWorks, ambas com seis.

O francês "J'ai perdu mon corps", também com seis nomeações, concorre para Melhor Filme Independente.

Nenhuma animação ganhou o Óscar de Longa-Metragem de Animação sem ter sido nomeada primeiro para os Annie. No ano passado, o vencedor coincidiu: "Homem-Aranha: No Universo Aranha".

Os vencedores serão conhecidos durante uma cerimónia a 25 de janeiro em Los Angeles.

CONHEÇA A LISTA COMPLETA DE NOMEADOS.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.