No último fim de semana, a estreia de "Rambo - A Última Batalha" ficou em terceiro lugar nas bilheteiras nos EUA, abaixo de "Downton Abbey" e "Ad Astra", mas dentro das expectativas: 18,8 milhões de dólares.

Os resultados confirmaram a discrepância de opiniões entre os espectadores e os críticos, que arrasaram o quinto filme da saga com Sylvester Stallone, onde Rambo viaja ao México para salvar a sobrinha, raptada por um cartel de drogas.

Ainda assim, um dos maiores detratores de "A Última Batalha" é o escritor David Morrell, cujo primeiro livro, "First Blood", de 1972, à volta do veterano da Guerra do Vietname com stress pós-traumático e dificuldades em ajustar-se à vida civil, inspirou o filme com o mesmo título mais tarde, que em Portugal se chamou "A Fúria do Herói".

O criador da personagem Rambo escreveu nas redes sociais que concordava com os críticos e o novo filme era uma "confusão" e se sentia "embaraçado por ter o meu nome associado a ele".

Numa entrevista à revista Newsweek, Morrell foi ainda mais longe, dizendo que se sentiu "degradado e desumanizado" após a sessão.

"Em vez de ter alma, falta uma a este novo filme. Senti-me menos humano por tê-lo visto e hoje essa é uma mensagem infeliz. Rambo poderia chamar-se John Smith e o filme não mudaria. [A Última Batalha] assume que o público está familiarizado com o passado de Rambo, enquanto qualquer pessoa com menos de 40 anos se perguntará o que diabo está a acontecer naqueles túneis", criticou, referindo-se a uma das cenas mais violentas em que Rambo mata várias pessoas do cartel nos túneis normalmente usados para o tráfico de drogas.

Não se pense que David Morrell detesta todos os filmes exceto o primeiro: em resposta à outro utilizador nas redes sociais, o escritor elogiou o filme anterior, "John Rambo", de 2008, curiosamente realizado e coescrito por Stallone.

"Tinha cenas de ação demasiado longas, mas a 'versão do realizador' tem excelentes diálogos e percebe a personagem. 'Guerras. Os velhos iniciam-nas, os jovens combatem-nas. Ninguém vence'", explicou.

Rambo - A Última Batalha" estreia esta semana em Portugal.

VEJA O TRAILER.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.