Os filmes dos anos 80 que fazem parte das recordações de infância de muitas pessoas podem ter detalhes muito problemáticos à luz dos nossos tempos.

Foi isso que descobriu Fred Savage ao mostrar alguns dos seus preferidos aos filhos.

Agora com 43 anos, o ator foi uma das maiores estrelas infantis daquela época graças ao filme "A Princesa Prometida" (1987) e à série "The Wonder Years" (1988 a 1993, "Anos Dourados em Portugal).

The Wonder Years

"Os miúdos gostam d' 'A Princesa Prometida'. Mas tentamos mostrar-lhes os filmes que adorámos quando éramos miúdos. E eles são muito problemáticos agora, nesta era em que tentamos educar crianças muito conscientes e moralmente responsáveis", contou no programa noturno de Seth Meyers esta segunda-feira.

Uma das sessões especiais foi com "Splash, A Sereia", a comédia de 1984 com Tom Hanks e Daryl Hannah sobre um homem que salva uma desconhecida de se afogar por quem se apaixona, desconhecendo o seu "segredo".

"Nos primeiros dez minutos, houve muitos comentários sobre este tipo que leva uma rapariga que não consegue andar ou falar para o seu apartamento", revelou sobre as reações.

Outro filme de Tom Hanks "arruinado" foi "Big", sobre um rapaz de 13 anos que se vê no corpo de um homem de 30 por causa do desejo de se tornar adulto feito numa feira.

Problema? A comédia de 1988 mostra que uma mulher adulta fez sexo com o jovem, sem saber o que se passa.

"E depois nós defendemos o filme e dizemos coisas horríves, tipo 'Mas ele está vestido como um adulto! Ele está a portar-se como um adulto! Como é que ela podia saber? Ele estava vestido de forma errada", recordou.

Já "16 Primaveras" (1984), a comédia romântica de John Hughes que lançou as carreiras de Molly Ringwald e Anthony Michael Hall, tornou-se, muitos anos mais tarde, "uma história inspiradora sobre maturidade em que dois adolescentes trocam entre si uma mulher que esteve bêbada toda a noite".

"É duro. Vê-los agora com uma nova perspetiva e cai tudo por terra", garantiu Fred Savage, acrescentando que tentar justificar o que se vê nesses filmes aos jovens deste tempo se tornou um "campo de minas".

Veja o vídeo no YouTube.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.