A sua paixão por entretenimento audiovisual não tem limites? As suas histórias agitam a imaginação do seu público? A sua criatividade inspira-o a tornar-se o próximo grande criador de conteúdo de África? Se sim, então a MultiChoice Talent Factory (MTF) Academy está à sua procura!

Lançada em Maio de 2018, como parte de uma iniciativa corporativa inovadora de valor partilhado (CSV) da MultiChoice África e destinada a impulsionar a indústria criativa africana através da realização de filmes e TV, a MTF Academy anuncia oficialmente a abertura oficial das candidaturas a todos cineastas emergentes de 13 países africanos com alguma experiência na indústria ou com qualificação pós-escolar em cinematografia.

Esta é uma fantástica oportunidade de aperfeiçoarem as suas competências cinematográficas e televisivas sob a orientação e tutoria de especialistas do sector.

Sessenta estudantes serão seleccionados para fazerem parte do muito procurado e totalmente financiado programa de formação, com duração de um ano, nos três centros da academia localizados na África Austral (Lusaka, Zâmbia), África Oriental (Nairobi, Quénia) e África Ocidental (Lagos, Nigéria) chefiados por líderes da indústria do cinema em África, Berry Lwando, Njoki Muhoho e Femi Odugbemi, respectivamente.

Como parte do programa, os jovens cineastas recebem formação e experiência prática na indústria do cinema com foco na narração de histórias, produção, som, realização e outras áreas fundamentais. As academias oferecem ainda aos estudantes uma oportunidade de aprenderem directamente com especialistas da indústria, trabalhar em live sets de produções televisivas e criar conteúdos originais, que serão transmitidos em vários canais locais da M-Net, por todas as plataformas da MultiChoice/DStv, pela GOtv e pela Showmax.

As Academias da MTF incluíram a Turma de 2018 em imersões reais na indústria, como por exemplo: envolveram os estudantes do Quénia em trabalhos de produções como o reality show musical Coke Studio, Pambio, Turn-Up e a popular telenovela suaíli Selina.

Na Nigéria, os estudantes adquirem experiência em séries emocionantes como Battleground, The Johnsons, Tinsel e Flatmates que é uma comédia de situação, enquanto na Zâmbia, a turma trabalhou no reality show Date My Family, no programa musical Top ZED e na série dramática Chintelelwe. Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de ganhar experiência prática em programas da SuperSport e apresentar os seus projectos de final de semestre a executivos de canais da MultiChoice.

Como parte do investimento da MultiChoice Africa no desenvolvimento das indústrias criativas de África, a MTF em 2019 ampliou o seu compromisso introduzindo a série MTF Masterclasses, destinada a fornecer mais competências a profissionais da indústria oferecendo acesso a workshops práticos liderados por especialistas em vários países.