Em "Projeto Gemini", Will Smith enfrenta uma versão mais jovem de si mesmo totalmente gerada por computador, graças a um efeito definido pelos seus criadores como um grande salto para os efeitos especiais.

Vários filmes têm usado técnicas de "rejuvenescimento" para eliminar rugas e outras marcas do tempo em atores, mas nesta produção dirigida por Ang Lee (de "O Segredo de Brokeback Mountain" e "A Vida de Pi"), o clone de Smith não é um ator em carne e osso, mas sim um personagem totalmente construído digitalmente, num realismo de assombrar.

"No passado, teríamos usado o filho de Will Smith para interpretá-lo, colocado cabelo e maquilhagem diferentes e o chamaríamos de 'clone'", disse Lee esta quinta-feira, durante o lançamento do trailer do filme em Los Angeles.

O argumento de "Projeto Gemini" teve que aguardar mais de duas décadas, após passar por vários estúdios, realizadores e estrelas, até Hollywood encontrar a tecnologia certa para finalmente levá-lo aos cinemas.

O trailer mostra um jovem clone assassino de uma organização obscura enviado para matar a versão mais velha de si mesmo.

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A técnica usada nesta produção, que estreia a 10 de outubro em Portugal, é parecida com a aplicada na criação dos personagens da nova versão de "O Rei leão", da Disney, que parece de ação real mas foi feita completamente em computador.

Smith e duplos interpretaram o papel do jovem com fatos de captura de movimento que serviram de referência para a aplicação do efeito digital.

Para chegar perto do realismo, os responsáveis pelos efeitos especiais fotografias e cenas de filmes (como "Bad Boys" e "Independence Day") com um Will Smitth na casa dos 20 anos de idade.

Também foram aplicados estudos sobre morfologia do envelhecimento e a interação da anatomia humana, desde os músculos faciais até ao nível microscópico dos poros da pele e o seu pigmento, a melanina.

O produtor Jerry Bruckheimer, que trabalhou no projeto durante mais de uma década, disse que este salto "revolucionário" da tecnologia era o equivalente a "passar do preto e branco para a cor" nos filmes.

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