"Vingadores: Endgame" está numa trajetória descendente nas bilheteiras mais rápida do que se esperava e a este ritmo pode não chegar a bater o recorde mundial de "Avatar" (2009).

Há pouco mais de um mês, o filme da Marvel tornou-se o primeiro na história dos cinemas a chegar aos mil milhões de dólares no fim de semana de estreia.

Além disso, em apenas 11 dias tornou-se o quinto filme a passar a marca dos 2 mil milhões de dólares a nível mundial, algo que "Avatar" só conseguiu ao fim de 47 dias.

Por esta altura, os analistas pensavem que já teria ultrapassado o filme de James Cameron, mas as receitas agora começaram agora a cair mais depressa, com as atenções dos espectadores a virarem-se para outros filmes, como "Pokémon Detetive Pikachu", "John Wick 3" e "Aladdin".

"Está a abrandar mais do que todos estávamos à espera", admitiu Shawn Robbins, analista-chefe do BoxOffice Media ao The Hollywood Reporter.

Ultrapassados os 800 milhões no mercado americano, é ponto assente que já não vai alcançar os 936,6 da liderança de "Star Wars: O Despertar da Força".

Mas a nível mundial, "Avatar" tem 2,78 mil milhões a nível mundial, mais 110 milhões do que "Endgame".

Uma distância aparentemente curta, mas que pode ser decisiva pois o filme da Marvel já foi lançado em todos os mercados relevantes e pode ter esgotado todo o potencial comercial.

Por outro lado, o fenómeno de James Cameron estreou em dezembro de 2009 e demorou mais tempo a acumular receitas, mas só saiu das salas de cinema completamente em março de 2011.

"Se continuar a correr como até agora, há uma margem de 10 a 20 milhões a mais ou a menos em relação a 'Avatar'. Mas seria surpreendente se a Disney não chegasse lá de alguma forma", acrescentou o especialista do BoxOffice Media.

De facto, um relançamento às salas de "Endgame" em dezembro, a pensar na temporada de prémios e a contar com o entusiasmo dos fãs, pode ser a soluçãoda Disney para finalmente bater "Avatar".

No entanto, com valores tão próximos, James Cameron ainda poderá ser o último a rir e recuperar a liderança: "Avatar" agora também pertence à Disney e o realizador certamente insistirá que regresse às salas antes da estreia de "Avatar 2" a 17 de dezembro de 2021.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.