Conhecidos por serem uma das equipas de super-heróis mainstream mais inclusivas, os X-Men deram um novo passo na representatividade de minorias. Uma das edições mais recentes de "Iceman", que chegou aos escaparates em dezembro, apresenta a primeira drag queen mutante.

Shade, a nova personagem, é uma das participantes da primeira Marcha de Orgulho Mutante do universo Marvel e partilha o palco do evento com super-heroínas como Tempestade, Kitty Pride ou Cristal. Criada por Sina Grace e Nathan Stockman, argumentista e desenhador de "Iceman", respetivamente, a mutante tem o capacidade de se teletransportar.

"Queria que esta revista desafiasse os leitores com novas e melhores histórias sobre a experiência queer e de como ela se traduz num super-herói e num mutante", explicou Grace à revista The Advocate. "Há milhares de perspetivas queer e ainda estamos só a explorar a superfície", acrescentou.

O argumentista disse ainda, nas redes sociais, que Shade se inspira em várias drag queens reais, sobretudo em participantes do concurso televisivo "RuPaul's Drag Race". Shea Couleé, Dax Exclamation Point, Monét X Change e Vixen estão entre as maiores influências.

Sina Grace assinalou também que a reação dos fãs online tem sido amplamente positiva e que a personagem tem mais aparições garantidas nas revistas dos X-Men.

Personagens LGBT+ estão longe de ser novidade no universo Marvel e sobretudo nas aventuras dos super-heróis mutantes. O primeiro casamento gay numa banda desenhada de super-heróis mainstream decorreu em "Astonishing X-Men" #51, de 2012, quando o mutante Estrela Polar consumou a relação com o namorado.

Mística, Rictor, Shatterstar, Karma ou Anole contam-se entre outros elementos LGBT+ da equipa. Mas Homem de Gelo será o super-herói homossexual mais popular, e com uma revista mensal em nome próprio, marcando um novo momento na representatividade de minorias por parte da companhia que apresentou nos últimos anos um Capitão América negro ou a versão feminina de Thor.

Shade

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.