O grupo apresentou o tema “Cidade de Ondjiva”, retratando nas suas canções e aspectos sobre o resgate dos valores morais, cívicos e culturais das novas gerações para um bem-estar da sociedade.

O segundo lugar ficou com o grupo Betango, com mil e 134 pontos e o prémio de 400 mil Kwanzas e terceiro lugar Símbolo da Paz, com 865 pontos e o prémio de 350 mil Kwanzas, ambos do município do Cuanhama.

Na classe infantil, o 1º lugar ficou com o grupo Candengues da Paz, do município de Ombadja, com 171 pontos e o prémio de 450 mil, 2º o grupo Betango do Cuanhama, com 158 pontos e 350 mil Kwanzas e o 3º lugar Símbolo da Paz com 140 pontos e levou 300 mil Kwanzas.

Foram ainda premiadas as duas melhores rainhas, do grupo Betango, que conquistaram 262 pontos e o prémio de 70 mil Kwanzas e na classe infantil que conquistou 50 pontos, levou igualmente 50 mil Kwanzas.

Após o desfile, a directora da Cultura no Cunene, Lucia Yolene, avaliou de forma positiva a participação dos grupos e perspectivou para a próxima edição reforçar a interacção com os empresários, para que haja envolvência dos vários actores e não deixar unicamente tudo sob custódia do governo.

Já a vice-governadora para o sector Politico, Social e Económico no Cunene, Suraya Mateus Calongela, parabenizou os grupos vencedores por conseguirem retratar nas suas canções e danças peças, aspectos relacionados com a cultura do povo local.

Suraya Calongela encorajou os grupos que não conseguiram vencer, a continuarem a trabalhar e estarem mais organizados, para que nas próximas edições sejam mais competitivos na disputa dos primeiros lugares de cada classe.

Nessa edição 2019, participaram do carnaval, 14 grupos, sendo oito da classe de adultos e seis infantis, dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Curoca, Cuvelai e Cahama.

Em 2018, o grupo Betango foi o vencedor carnaval na categoria de adulto, enquanto na classe infantil o título foi conquistado pelo Bloco Vermelho.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.