Segundo explicou, a medida consta do novo regulamento, recentemente aprovado, que visa evitar a participação de pequenos grupos, muitas vezes sem condições mínimas de preparação.

Fez saber que desde a abertura do processo, a 9 do mês em curso, foram inscritos oito grupos carnavalescos para classe infantil e cinco grupos carnavalescos para classe adulta, que irão desfilar no Largo 23 de Março, arredores da cidade de Menongue.

“Para o presente ano os grupos devem estar focados em inovações, quer nas canções e danças, desde o tradicionalismo, uma vez que a cada dia que passa os participantes têm estado atentos à criatividade”, fez saber o responsável.

Solicitou da classe empresarial local à comparticipação, através de apoios aos grupos, nesta edição do carnaval, tendo referido que nos últimos entrudos se tem contado simplesmente com a participação, a par de Menongue, dos municípios do Cuchi e Cuito Cuanavale, devido as vias de acesso para a sede capital, e os restantes realizam nas suas sedes municipais.

Lembrou que a direcção da cultura no Cuando Cubango conta, como sempre, com o Ministério da Cultura e o governo provincial no que toca às indumentárias e prémios, respectivamente.

De referir que, na edição 2018 na classe infantil o grupo Tchakulimuena, que 300 pontos levou para casa 200 mil Kwanzas, enquanto o 2º Sobreviventes dos 14 com 285 pontos teve como recompensa 150 mil e o 3º Triunfo Hiv/Sida com 276 pontos foi premiado com 100 mil.

Já o 4º grupo foi o Fogo Negro, com 253 pontos, que teve como prémio de 80 mil Kwanzas, enquanto para a rainha mereceu apenas 10 mil Kwanzas, sendo que no total desfilaram 14 grupos.

Na classe de adultos, o grupo de Menongue União Estrelas da Paz, com 350 pontos, conquistou o primeiro lugar da 40 edição Carnaval 2018, tendo recebido como prémio 300 mil Kwanzas.

Em 2º lugar ficou União 11 de Novembro (Menongue) com 338 pontos e o prémio de 250 mil e o Tintim do Cuchi do bairro Azul, em Menongue, sagrou-se em terceiro lugar com 309 pontos, tendo como prémio 200 mil Kwanzas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.