Falando à imprensa no final da visita de constatação da preparação dos grupos carnavalescos das referidas circunscrições, a ministra assegurou que o apoio financeiro será feito a partir desta quinta-feira, três dias antes do arranque do Entrudo nacional.

A titular do Ministério da Cultura constatou in-loco o nível organizacional dos grupos carnavalescos Etu Mudieto, União Cabocomeu, União Kiela no distrito urbano do Sambizanga e o União Mundo da Ilha no distrito urbano da Ingombota.

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional Preparatória do Carnaval, Carlos de Jesus Vieira Lopes, o carnaval está a ser preparado da melhor forma em termos gerais, em todo país.

Informou que já foram entregues às comissões provinciais, os meios materiais, estando agendado para quinta-feira, a disponibilização de cinco milhões de Kwanzas, para ajudar na preparação das diversas acções do carnaval, como o aluguer de aparelhagens de som, carros alegóricos, alimentação, tribunas, transporte, entre outros.

Segundo o responsável, a Associação Provincial do Carnaval (Aprocal) vai trabalhar no sentido de criar grupos fortes, como por exemplo “União do Sambizanga” ou “União de Viana”, ao contrário dos vários conjuntos existentes num mesmo município, por formas a facilitar os apoios de que devem merecer.

No âmbito do programa do Carnaval 2015, a ministra, fez-se acompanhar da vice-governadora de Luanda para esfera económica e social, Jovelina Imperial.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.