Neste grupo de “papões” do Carnaval do Bié, na classe de adultos,  destaca- se o Exame de Abelha, com 24 participações consecutivas e com nove troféus, tenciona ganhar, depois do jejum de quatro anos, prevendo apresentar a diversidade cultural do povo desta região.

Com traje de cores amarelas e preta e estilo de dança típica da região “Catxatxa” e “Chombe”, o grupo acredita convencer o corpo de jurado na presente edição.

O ressurgido grupo carnavalesco Daniel Bernardo e Nelson Condes (DBNC), ausente do Carnaval desde 2016, depois de ter vencido seis edições, quatro das quais consecutivas (2011 a 2015), também promete repetir a proeza desta vez.

Com uma moldura de mais de 100 integrantes, apostando nos estilos de dança Tchianda, afro house e kuduro, o grupo quer reconquistar o título.

O grupo Organizações Luvale, criado em Novembro de 2008, igualmente vencedor de três edições, é outro candidato ao título, a julgar pelo afecto que goza no seio do público, pela profundeza na demonstração dos hábitos e costumes do povo Luvale, a segunda maior etnia da província.

Através de exibição do estilo de dança “catxatxa”, os 120 foliões que integram a classe de adultos terão a tarefa de agradar o público e a mesa de jurado para conseguir a quarta vitória.

Já o campeão de 2017, o Baffus Produções, terá que se aplicar ao fundo, renovando a sua exibição em todos os aspectos para convencer o público e o corpo do jurado.

Com 120 integrantes trajados de indumentária de cor verde, azul e branco,  o Baffus Produções venceu o desfile provincial com 256 pontos, por meio de uma mistura de dança do estilo chianda, afro house e kuduro, reforçando na presente edição o número de integrantes para 130, aos quais atribuiu a responsabilidade de afinar e melhorar os paços de dança, entre outro espectáculo carnavalesco.

Na classe infantil, o Baffus Produçoes é o único grupo papão ainda presente, com três triunfos, um dos quais conquistado em 2017. Nesta esfera, foram destaques os grupos Cassules do Sinai Velho, Lar Augusto Ngangula e Viveiro da Cultura, com três triunfos cada.

Desta vez, o desfile vai decorrer no mesmo dia, defronte ao Cine Teatro Luena, em simultâneo, com a da classe infantil e de adultos. Em palco irão desfilar inicialmente a classe infantil e depois a de adultos.

Na classe de infantil estão inscritos os grupos, Mana a Mbunga, União de Artes, União 4 de Abril, Os Filhos da Luz, Enxame de Abelhas, Muanga Muanga, os Brilhantes do bairro Aço, Estrelinhas, Anjinhos da Paz, os Viveiros de Kalofolofo, Baffus Produções e Saimbunda do bairro Zorró.

Enquanto na classe de adultos estarão em palco, União Wino Watchikota e Kapaca, Alto Camina, Makopo, Enxame de Abelhas, Bloco Azul, Kalofolofo, União de Artes, Organizações Luvale, Miting, DBNC, 18 de Abril, Baffus Produções e o grupo carnavalesco Limpos do bairro Canda.