A fonte informou estarem confirmados seis grupos apurados na edição do ano passado, entre os quais três da modalidade tradicional e igual número da exibição moderna, que são os grupos “Associados da Camundai”, “Chá de Caxinde” e “Cerâmica do Dondo”, assim como o “Kudisanga Kuamakamba”, “Organizações Viluzia” e “Rosa de Porcelana”, respectivamente.

Para completar os treze grupos, a comissão organizadora espera igualmente por sete grémios apurados dos desfiles municipais, nomeadamente três de Cazengo (sede da província), dois do município de Cambambe, enquanto Lucala e Golungo Alto participarão com um grupo, cada.

“A máquina está afinada para que terça-feira tenhamos o acto provincial. Estamos a contar que teremos um carnaval com a participação de treze grupos e cinco de animação”, confirmou o director.

Indicou que os blocos de animação, mormente “União Faz a Força”, “Bloco branco”, “Jovens do Sambizanga”, “Bloco Vermelho” e a “Turma dos Kotas da Carreira de Tiros” estão compenetrados para dar um outro colorido a esta festa cultural.

Em termos de apoios aos grupos, adiantou que a direcção provincial da cultura recebeu da comissão nacional organizadora trinta e cinco peças de tecidos diversos, que foram distribuídos aos grupos envolvidos nos preparativos, no sentido de os munir de materiais que os permitam representar condignamente a cultura local.

David Buba assegurou que o sorteio do desfile foi já feito, relembrando que o corpo do júri, constituído por sete elementos, terá a missão de classificar duas modalidades, sendo uma tradicional e outra moderna.

Sem revelar os montantes dos prémios, o responsável adiantou que os mesmos serão entregues em função da “saúde” financeira da província, mas garantiu que está tudo acautelado para contemplar as formações participantes.

“Preparamos os prémios em concordância com a situação financeira concreta que o país está a atravessar, por isso é que não podemos ainda adiantar os montantes que os consagrados, do 1º ao 4º classificado, em cada modalidade, serão agraciados”, concluiu.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.