Segundo uma nota do CCBA a que a Angop teve, nesta terça-feira, acesso, a exposição  convida o público para embarcar na mais significativa expedição de conhecimento da bacia Amazônica do período colonial, empreendida em 1783 pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, acompanhado dos desenhistas Joaquim José Codina e José Joaquim Freire, e do jardineiro botânico Joaquim do Cabo.

Conforme o documento, em ambiente virtual, a exposição reproduz fielmente o espaço do CCBA como se o visitante estivesse a navegar por suas salas e galerias, encontrando belíssimas ilustrações, ambientações e sonorizações que retratam, com riqueza de detalhes, a fauna, a flora, paisagens, vilarejos e a cultura dos povos indígenas amazônicos.

Adianta que em nove anos de duração, a "Viagem Filosófica” percorreu milhares de quilómetros pelos rios da região, recolhendo imagens, amostras e artefactos, levados a Portugal e alojados, hoje, na Universidade de Coimbra.

No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional preserva as obras em acervo digital, tendo publicado, ainda na década de 1970, as reproduções que fazem parte do acervo do CCBA e são expostas pela primeira vez pela instituição.

Inicialmente projetada como uma exposição real, "Viagem Filosófica" foi adaptada para o mundo online, em resposta ao imperativo sanitário da corrente pandemia.

A sua curadoria, cenografia e montagem são assinadas pelo artista plástico brasileiro Klaus Novais, cuja obra autoral compôs, igualmente, a exposição "É De Lá".

A virtualização das actividades do CCBA, lê-se no documento, se estenderá por todo o mês de Setembro, período ao longo do qual a exposição estará também disponível ao internautas, através do website https://www.centroculturalbrasilangola.co.ao/

Em agenda consta ainda uma série de lives para relembrar alguns dos principais eventos destes cinco anos: festivais literários, exposição do Museu da Língua Portuguesa, festival de animação "ANIMA BR", revitalização da Rua dos Mercadores.

Fazem igualmente parte da programação Webinars sobre Estudos no Brasil e sobre o projecto corrente "Leituras Assistidas de Dramaturgia", além do compartilhamento de actividades online de diversas instituições parceiras.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.