O evento, traduz-se numa singela homenagem ao “Poeta Maior”, Pai da Nação angolana, António Agostinho Neto. Uma evocação ao dia do Herói Nacional, que se celebra a 17 de Setembro.

No recital, Universo Mavambo declamará poesia de Agostinho Neto, como “Amanhecer”, “Na Pele do Tambor”, “Para Enfeitar os teus Cabelos” e “Adeus à Hora da Largada” com Wende Bocado. O cantor e compositor Fernando Jessy interpretará os temas “Mussunda Amigo” e “Kinaxixi”, José Kafala interpretará o tema “Renúncia Impossível e o Duo Canhoto interpretará “Não me Provoques”, de Roça da Costa, e “Partida para o Contrato”, de Agostinho Neto, lê-se ainda no documento.

De realçar que Universo Mavambo, pseudónimo literário de Ademiro Aguinaldo Mavambo, despertou para a poesia em 2008, depois da leitura da obra “Sagrada Esperança” de Agostinho Neto. Depois disso, tem-se dedicado ao estudo de outros nomes de referência na poesia angolana, como Jofre Rocha, Alda Lara, António Jacinto, José Luís Mendonça e Lopito Feijó. Mavambo, que tem também participado em vários programas de rádio e televisão, conta com algumas dezenas de participações em recitais de Poesia, na maioria organizados no Camões/Centro Cultural Português.

Mavambo foi ainda mentor e coordenador do Atelier de Literatura da Universidade Católica de Angola e é coordenador do Grupo de Leitores da Paróquia de S. Francisco de Assis na Sé de Viana.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.