Em declarações à Angop, afirmou que por esta via será possível elevar o nome da região através das artes plásticas e permitir com que haja troca de experiência entre a classe artística local e de outras paragens.

O artista, que pinta há 50 anos, sugeriu que o festival fosse realizado a 28 de Maio, no quaro das comemorações do dia da elevação à cidade de Saurimo a capital da província da Lunda Sul, devido ao fluxo de turistas e visitantes provenientes de outros pontos do país.

Para os seus trabalhos, o artista utiliza a técnica primitiva de pintar com tinta de óleo, aplicando pigmento em forma pastoso, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matrizes, tons e texturas sobre a tela e papel.

No que toca a aquisição do material, informou que é proveniente de Luanda, Cabinda e Portugal.

Segundo o artista, a sua prioridade para este ano é abrir um atelier confortável, com o objectivo de ensinar crianças e interessados nesta arte.

Muachi Sachuma nasceu em 05 de Outubro de 1953, na Lunda Sul. Fez o curso de pintura e artes por correspondência no centro de ensino Álvaro Torrão Lisboa-1 Portugal, em 1974 a 1975.