A Disney anunciou que vai doar cinco milhões de dólares para a reconstrução da catedral de Notre-Dame, considerada uma "obra-prima insubstituível".

"Notre-Dame é um farol de esperança e beleza que definiu o coração de Paris e a alma da França durante séculos, inspirando admiração e reverência pela sua arte e arquitetura e o seu lugar duradouro na história da Humanidade", afirmou o CEO da Disney Bob Iger numa nota à comunicação social.

"A Walt Disney Company está ao lado dos nossos amigos e vizinhos na comunidade e oferece o nosso sincero apoio, bem como uma doação de cinco milhões de dólares para a restauração desta obra-prima insubstituível", acrescentou.

A ligação da Disney com a catedral inclui a sua animação de 1996, "O Corcunda de Notre Dame", baseado no romance "Nossa Senhora de Paris", de Victor Hugo.

A empresa também gere a Disneyland Paris, um parque temático a 32 quilómetros da capital francesa.

A doação da Disney está entre as maiores contribuições de uma entidade americana após o incêndio de segunda-feira, que destruiu o telhado, fazendo a torre desabar, e deixou a França em choque.