A escritora angolana Helena Dias, participou de uma antologia de textos literários (Antologia Internacional de mulheres escritoras negras África-Brasil), a ser publicada dia 20 de fevereiro em São Paulo, Brasil.

De acordo com um comunicado enviado ao SAPO, o livro é uma aposta do projecto raízes e visa criar laços mais fortes entre o Brasil e os países africanos, por meio da arte.
A escritora angolana, participa com um número de 10 poemas no livro com o título “Negras de lá, Negras daqui”, que integra 8 escritoras, das quais 4 africanas (Moçambique, Angola e Camarões) e 4 afro brasileiras. E estará presente em diversas actividades no Brasil onde vai representar Angola.

De realçar que o projecto raízes, foi criado por Isidro Chiculo Sanene, coordenador geral, e Ermildo Saraiva Panzo, coordenador de literatura, que têm vindo a unir esforços para que a relação do Brasil, país em que residem e os países africanos seja cada vez melhor a nível da transmissão de valores culturais, em honra das transcendências culturais África-Brasil, bem como contribuído para a promoção da cultura que une a diáspora africana e afro brasileira.