Para a presente edição estão previstas diversas ctividades, entre quais "visitas guiadas de alunos e professores", "apresentação de livros infantis", "debates diversos sobre temas do Património Cultural Material e Imaterial Angolano", "Oficinas das Artes", "Narração de Contos", "Exibição de filmes infanto-juvenis", "exposição de livros infantis, espectáculos infantis.

Para o efeito, o Ministério da Cultura conta com a intervenção de escritores de literatura infantil, ilustradores, editoras, bibliotecas e mediatecas, livrarias, distribuidoras, gráficas, escolas, creches, famílias e a sociedade em geral.

O programa inclui ainda a entrega do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição de 2018, ao escritor José Oliveira da Silva, bem como o lançamento do livro " A Ave do Senhor Dicanza e a Macaca e outros Contos".

O evento visa o reconhecimento do trabalho dos criadores de obras dirigidas às crianças, particularmente no domínio do livro, sendo também uma forma de reconhecer que o livro é um elemento fundamental no processo de desenvolvimento da criatividade e personalidade da criança, de educação estética, de aquisição de valores morais e de conhecimentos técnicos e científicos, elementos essenciais no processo de desenvolvimento económico e social.

O Jardim do Livro Infantil é um certame de periodicidade anual que comporta um conjunto de actividades de carácter cultural e educativo dirigido às crianças, pais e educadores, tendo como elementos centrais o livro e a leitura.

O Jardim do Livro Infantil acontece em simultâneo em todas as capitais de províncias.