Conforme faz saber o comunicado de imprensa enviado esta manhã ao SAPO, trata-se de um duplo lançamento dos livros “O Investimento Direto Estrangeiro em Angola – Impacto Económico e Social “ e “O Papel da Liderança na Motivação, Satisfação e Desenvolvimento dos Trabalhadores – Estudo Comparativo entre a Realidade Angolana e Portuguesa”, dos autores Jacob Pinto Moisés e Valdemiro de Carvalho Fernandes.

As obras, tornadas públicas em acto realizado no dia 29 de Março do ano em curso em Lisboa/Portugal pela Chiado Editora, terão a cerimônia de lançamento em Luanda, no Centro de Estudo e Investigação Cientifica do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), cujas entradas serão livres para todos aqueles que queiram adquirir os estudos científicos.

Os livros compreendem as teses de doutoramento de Jacob Pinto Moisés em Administração de Negócio, e de Valdemiro de Carvalho Fernandes em também em Administração de Negócio, ambos resultam da graduação dos autores pela American Liberty University (ALU) convénio com Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA), descreve ainda o documento.

O livro “O investimento direto estrangeiro em Angola – impacto económico e social” compreende 180 páginas, quatro capítulos fundamentais com respectivos sub-temas, cuja abordagem principal incide sobre “A origem da investigação e o problema a estudar”, “Contributos teóricos sobre a internacionalização do IDE”, “O investimento Privado em Angola”, “A percepção dos gestores sobre o investimento direto em Angola” e “Conclusões”.

Com efeito, o estudo de Jacob Pinto Moisés, analisa o investimento privado promovido pela extinta Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) entre 2003 e 2013 e valida, com recurso à opinião de gestores de empresas estrangeiras, os factores associados ao processo de internacionalização. Na obra é ainda efectuada uma análise comparativa entre os factores indutores e a forma como os gestores avaliam os mesmos no mercado angolano.

Entretanto, no livro “O papel da liderança na motivação, satisfação e desenvolvimento dos trabalhadores – estudo comparativo entre a realidade Angolana e Portuguesa”, Valdemiro de Carvalho Fernandes procura, em 199 páginas, analisar as bases caracterizadoras das principais teorias e contributos ligados às áreas da liderança institucional, motivação e satisfação no trabalho.
O estudo procura, validar a existência de relações entre as características socio-culturais dos trabalhadores e o nível de satisfação no trabalho revelado, bem como a relação entre os estilos de liderança e a satisfação global percepcionada.

Jacob Pinto Moisés nasceu no Município da Maianga. Licenciou-se em Gestão e Administração pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto e tornou-se, entre 2012-2014, Mestre em Administração de Negócio numa parceria entre o Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) e a Florida Christian University. Em 2016, concluiu o doutoramento em Administração de Negócio, igualmente numa parceria ISTA e American Liberty University.

Valdemiro de Carvalho Fernandes nasceu igualmente no Município da Maianga. Licenciou-se em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior Técnico de Angola. Entre 2012 e 2014 tornou-se Mestre em Administração de Negócio, na parceria entre o Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) e a Florida Christian University. Em 2016, concluiu o doutoramento em Gestão de Negócio pela American Liberty University.