Esse pronunciamento foi feito hoje, quinta-feira, à imprensa, pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, no final de um encontro com as entidades religiosas, autoridades tradicionais e fazedores de cultura.

Carolina Cerqueira fez saber que o Ministério da Cultura está a proceder o acompanhamento e fiscalização das autoridades tradicionais para inteirar-se das baixas existentes no sector, bem como identificar os líderes tradicionais que não são da linhagem real.

Esse trabalho, ressaltou, está ser realizado com apoio das próprias autoridades tradicionais em colaboração com os governos provinciais.

Lembrou que em 2019 vai acontecer o primeiro encontro nacional das autoridades tradicionais desta legislatura, no qual será discutido de forma aberta os programas relacionados com a classe.

Os sobas, destacou, têm um peso importante na sociedade por fazerem a ponte entre a comunidade e o governo, na resolução dos problemas comunitários, entre outras acções em prol da população.

Questionada sobre a degradação das infra-estruturas culturais na província do Bengo, a responsável reconheceu ser um problema conjuntural do país, tendo sublinhado que existem monumentos e sítios históricos que precisam de ser identificados e preservados.

Fez saber que o Mincult está empenhado na recuperação dos monumentos e sítios, razão pela qual o Presidente da República, João Lourenço, criou uma comissão interministerial para o património mundial, liderada pelo Vice-Presidente da República,  Bornito de Sousa.

Durante a sua estadia na província do Bengo, Carolina Cerqueira teve ainda encontro com a governadora, Mara Quiosa, e com o príncipe dos Dembos, António Salvador.

Procedeu a entrega de instrumentos musicais ao Centro de Formação Musical e Artes (CEFOMAC), no âmbito da política de incentivo à criação artística e desenvolvimento das artes.

A instituição recebeu baterias, trompetas, trombones, guitarras, saxofones, flautas, entre outros instrumentos musicais.

A jornada inclui ainda visitas a instituições culturais e a locais históricos do município do Ambriz.