Acompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, pelo chefe de departamento da Direcção Nacional da Cultura, Pedro Chissanga, e pela consultora Josina de Carvalho, a ministra reforçou a necessidade de um alinhamento entre os agentes culturais para elevar o nome no exterior do país e afirmar a identidade e a história de Angola.

Durante a audiência, presenciada também pelo produtor Ruca Fançony e pelo responsável do projecto Batoto Yetu, Júlio Leitão, a titular da pasta da Cultura apontou os criadores como os principais actores da promoção da imagem de Angola no exterior.

Maria da Piedade de Jesus reiterou a abertura para o diálogo entre o Sector e os criadores e garantiu o apoio institucional a todos os projectos sustentáveis que possam dinamizar o sector cultural.

Yuri da Cunha e Ruca Fançony aproveitaram a ocasião para apresentar à ministra algumas inquietações relacionadas com o trabalho que desenvolvem no país e no estrangeiro, os direitos de autor e conexos e o financiamento a projectos culturais.

O músico reiterou o seu compromisso de defesa da música angolana, com realce para o Semba, tendo concordado com a necessidade de um trabalho conjunto, como forma de valorizar a cultura angolana.

O secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão, esclareceu as políticas públicas em curso ao nível do sector para a melhoria da divulgação da cultura Angolana e da implementação da lei do Mecenato e dos Direitos de autor e conexos.

Já o produtor Júlio Leitão apresentou o projecto do grupo Batoto Yetu desenvolvido nos Estados Unidas da América, país onde reside há mais de 34 anos.

O produtor anunciou que está a preparar uma programação de eventos destinada a promover artistas angolanos nos Estados Unidos da América, tais como o músico Yuri da Cunha.

No final da audiência, a ministra da Cultura lançou o desafio para que os produtores apresentassem e desenvolvessem projectos para 2020 no quadro do FENACULT, os quais serão acompanhados pelo ministério e suportados por parceiros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.