Para atingir o objectivo preconizado, o grupo ensaia no interior do bairro (fora do seu habitat), numa primeira fase, preprarando, com todos os condimentos carnavalescos, o gingar dos ilhéus para, nas próximas semanas, passar para as secções gerais, onde se prevê a aglomeração de aproximadamente duas mil pessoas.

Á Angop tentou obter informações sobre a preparação do grupo, mas o seus responsáveis apenas apontam a revalidação do título como o primeiro objectivo, recusando-se, por enquanto, em revelar o segredo para a renovação do t'titulo.

O  União Mundo da Ilha foi fundado em 1968 e possui na sua galeria 13 títulos. Executa o estilo de dança semba, bem como canções na língua nacional kimbundo.

As suas vestes realçam o amarelo, vermelho e branco, lembrando os pescadores e as mamãs da Ilha.

Integra mais de duas mil pessoas, na sua maioria habitantes da Ilha do Cabo, entre pescadores, quitandeiras e peixeiras.

O União Mundo da Ilha é, neste momento, o único grupo que representa o distrito da Ingombota depois da desistência do Unidos de Caxinde em 2012. O distrito possui outros um grupos infantis.

A presente edição do Carnaval de Luanda vai contar com a participação, a título participativo, de grupos das províncias de Benguela, Cabinda, Uige, Cuanza Norte e Huambo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.