Realizada na Mediateca " Zé Dú", município do Cazenga, em Luanda, a conferência contou com a participação de  alunos, professores, gestores de várias escolas e líderes de opinião, inserida no âmbito das comemorações do mês do Herói Nacional a assinalar-se a 17 do mês em curso.

O membro da União dos jovens de Agostinho Neto, Constantino de Almeida disse que o percurso político e poético do fundador da nação angolana e incontornável  e marcou  a vida de muitos angolanos e da comunidade internacional.

O palestrante disse ser importante  que se divulgue mais a vida e obras de Neto e outros nacionalistas, através de actividades do género nas escolas  para que os alunos conheçam as suas obras, caminhos e  percursos não apenas no mês de Setembro, porque muita coisa fica esquecida.

No seu entender, é importante  à promoção, divulgação, valorização e preservação da identidade cultural angolana, através dos feitos do seu patrono, Agostinho Neto.

O primeiro secretário municipal da JMPLA, Orlando Francisco Manuel  disse que a actividade, teve  como objectivo esclarecer a juventude angolana informações que desconhecem sobre o primeiro presidente de Angola.

Referiu ser necessário que os jovens conheçam a história de Angola para que num futuro próximo possam  transmitir os conhecimentos aos filhos e netos, sobre quem foi Agostinho Neto e sua influencia na África Austral.

Segundo Orlando Domingos, estão ainda agendadas para o mês do Herói Nacional,  conferências sobre vida e obra  de António Agostinho Neto, Feira do Livro com apresentação das suas obras literárias, bem como uma fogueira do Herói Nacional no dia 17 de Setembro.

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro  Kima-kieza e Calwenda.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.