A Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, KINANI, em representação de Moçambique em Japão, participa   entre os dias 13 a 18 de Fevereiro no Performing Arts Meeting (PAM) na cidade de Yokohama, no Japão.

O PAM é um espaço onde profissionais de vários lugares do mundo têm a oportunidade de explorar diversas experiências no que tange à produção de eventos ou espectáculos contemporâneos na área das artes cénicas. Esta troca de experiência terá lugar através da partilha de programas, informações, redes de criação que se ocupam na disseminação e vitalização das artes cénicas no Mundo. Fundada em 1995 em Tóquio, mercado de artes cênicas, mudou-se em 2011 para a "cidade criativa" Yokohama. Reforçando o seu foco na Ásia e tendo começado a se envolver na co-produção asiática, a PAM é reconhecida internacionalmente como uma das mais influentes plataformas de artes cênicas do mundo.

Durante os 5 dias da PAM, o encontro reunirá um pouco mais de 950 profissionais de artes cénicas de todo o mundo, com o objectivo de expandir e fortalecer a rede de profissionais e produtores do mundo. Moçambique far-se-á representar pela primeira vez nesta rede de profissionais por Quito Tembe, Director do KINANI, que considera este encontro mais uma oportunidade para explorar novas experiências naquele país asiático e conquistar futuros parceiros e financiadores, não apenas para o KINANI mas também para os mais variados projectos culturais em Moçambique.

Quito Tembe
Quito Tembe

Tembe, acrescentou ainda que “este encontro servirá também para divulgarmos o bom da cultura  moçambicana e a vasta riqueza turística que pode servir de cartão de visita para o país, sendo Moçambique indicado como um dos 100 melhores destinos turísticos do Mundo, porque não aproveita essas distinções para promover as nossas actividades” disse Quito  Tembe.

Para além de participar nos vários debates, Quito Tembe terá a ocasião de partilhar a sua perspectiva de desenvolvimento como orador e painelista no simpósio performativo e estará igualmente em dois encontros do “Speed  meeting”. Considerada uma das mais importantes plataformas internacionais das artes performativas no continente Asiático, o PAM é organizado pela JAPAN FOUNDATION - a principal instituição do Japão dedicada à realização de programas internacionais de intercâmbio cultural em todo o mundo a mais de 20 anos.