A escolha de novos nomes para a lista de 2018 é eclética, juntando a canção de jazz de Nina Simone com a new wave do The Cars, o gospel de Rosetta Tharpe e o rock dos Moody Blues.

Os seis novos integrantes da passadeira da fama do rock e da música popular foram eleitos numa votação que contou com a participação de cerca de 1000 profissionais e historiadores da música.

O público em geral também teve a oportunidade de votar e permitir que cinco artistas ou grupos aparecessem num boletim separado que se juntou ao dos especialistas.

A banda Bon Jovi, que depois de 34 anos continua ativa, foi a mais votada pelos fãs.

Conhecida por suas digressões e por ter no seu repertório vários hinos pop-rock como "Wanted Dead or Alive", "You Give Love a Bad Name" e "Livin' on a Prayer", os Bon Jovi venderam mais de 120 milhões de discos, segundo o site do Rock & Roll Hall of Fame.

Entre os mais de 2600 concertos do grupo norte-americano, dois dos mais emblemáticos foram os de agosto de 1989 em Moscovo, como parte do primeiro grande festival de música ocidental na União Soviética.

Outra figura que aparece na lista é a cantora Nina Simone (1933-2003), artista inclassificável cujo timbre grave marcou profundamente a música moderna.

Pianista talentosa e cantora por acidente, Eunice Kathleen Waymon - o seu nome de batismo - também foi compositora e escreveu várias canções muito políticas, nas quais denunciou o racismo nos Estados Unidos.

A escolha desta cantora com influência do jazz, da música clássica, da soul e gospel é parte de uma mudança  iniciada há alguns anos pelo Hall of Fame, localizado em Cleveland, Ohio, que quer abrir-se a outros estilos musicais além do rock.

Nesta abertura também encaixa a escolha de Rosetta Tharpe, cuja mistura explosiva de gospel e blues influenciou fortemente o rock.

A lista de nomeados deste ano contava, entre outros, com Radiohead, Rage Against the Machine, Kate Bush, Depeche Mode e LL Cool J.

A cerimónia para introduzir os nomes da música selecionados decorre a 14 de abril de 2018 no Public Auditorium de Cleveland.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.