No primeiro concerto, dia 31 de Janeiro, Toty actuará a solo (sem banda), explorando as suas potencialidades - também como multi-instrumentista - numa performance que contará com loops e efeitos sonoros. Será apresentado um vasto repertório, designadamente temas do seu disco “Ingombota”, alguns temas inéditos da sua autoria e outros do cancioneiro angolano, refere o comunicado enviado esta terça-feira à redacção do SAPO.

Já no segundo concerto, dia 1 de Fevereiro, o músico vai partilhar palco com a artista Nayela Simões, lê-se ainda.

Cantor, compositor e multi-instrumentista, Toty é um dos artistas de culto da Nova Música Angolana. As suas influências vão do Rock Psicadélico ao Jazz, mas iniciou-se na infância, na música africana. Cedo começou a produzir instrumentais de Rap, Kuduro e Kizomba, mas a paixão arrebatadora pelos Sembas da geração N’Gola Ritmos e pela Música Popular Brasileira levaram-no a abandonar as experimentações musicais e a dedicar-se exclusivamente à guitarra.

O artista é admirado e celebrado pela nova geração de músicos angolanos, como Aline Frazão, Gari Sinedima e Selda, com quem colabora regularmente, mas também tem recebido o aplauso de nomes consagrados, como Paulo Flores e Filipe Mukenga. Este último convidou-o para integrar a sua Banda, quando regressou aos palcos. Foi convidado para celebrar, no palco, a vida e obra de André Mingas e para fazer uma serenata ao patriarca Ruy Mingas, nas suas bodas de ouro, refere ainda o documento.

De relembrar que em 2016 Toty criou a empresa discográfica “Musseke Records” e regressou ao Semba. Gravou e editou “Ingombota”, cuja produção partilhou com Kalaf Epalanga Buraca Som Sistema). Este seu primeiro trabalho discográfico, com um registo intimista de guitarra e voz, transparece influências que vão de Bonga do “Angola 72” a Djavan e Caetano Veloso de “Araçá Azul”.

Os bilhetes para os espectáculos já estão à venda no Camões/Centro Cultural Português, ao preço de 3.000 kwanzas (dia 31 de Janeiro) e 4.000 kwanzas (dia 1 de Fevereiro).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.