O músico angolano Waldemar Bastos ficou em 2.º lugar na categoria "world" do International Songwriting Competition, com a canção "Sofrimentos", do álbum "Pretaluz", de 1997.

Os vencedores das 22 categorias em que se divide o prémio foram anunciados no passado dia 1 de Maio à noite, em Los Angeles, na Califórnia, segundo um comunicado hoje divulgado.

Na categoria "world" venceu a israelita Mira Awad, com o tema "Bahlawn – Acrobat", e em terceiro lugar ficou o norte-americano Dachee, com "Boom Boom". Nesta mesma categoria concorria também uma composição do fadista português Júlio Proença, falecido há 43 anos, a melodia tradicional Fado Proença interpretada por Carminho no tema de sua autoria "A folha", que integra o mais recente álbum da fadista, editado o ano passado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o cantor e compositor, natural de São Salvador do Congo, agradece a distinção "a Deus, aos amigos, fãs e amantes da música em geral" e a Angola. Sobre a o galardão, o músico, de 59 anos, declarou: "Foi uma alegre e reconfortante notícia que tanto nos honra", declarou o músico, de 59 anos, salientando que ao troféu concorriam 20.000 músicos de todo o mundo.

Quando foi seleccionado como finalista, em Março passado, Waldemar Bastos, em declarações à Lusa, afirmou-se "surpreendido com a escolha", mas contente. "Quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido?", disse na altura o músico angolano, que assegurou sentir-se "tranquilo e sereno", acrescentando em seguida: "Há quem esteja atento ao nosso trabalho, e mesmo parecendo que não, é também resultado de uma caminhada que se tem feito e de uma entrega sincera".

O júri do International Songwritting Competition foi constituído por um painel de 40 músicos, entre os quais Tom Waits, Jeff Beck, Robert Smith, Anoushka Shankar, McCoy Tyner, Alejandro Sanz, Suzanne Vega e Bill Evans, e 22 personalidades da indústria discográfica, como Angel Carrasco, Monte Lipman, Alison Donald, Bruce Iglauer e Leib Ostrow.

O Prémio distinguiu 22 categorias, entre elas, "jazz", "música latina", "eletrónica", "country", "folk", "gospel", "instrumental" e "rock".

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.