De acordo com uma nota enviada ao SAPO, no dia 1 de Junho, às 21 horas, Bonga será o convidado de honra do Arena Desportiva, no canal ZAP Viva. A sua trajectória como músico e a importância que tem para a cultura de Angola são factos indiscutíveis, mas pouco se fala sobre a sua época de atleta.

Antes de pisar palcos um pouco por todo o mundo e dar a conhecer a milhares o encanto dos ritmos angolanos, José Adelino Barceló de Carvalho, ou simplesmente Bonga, teve uma digna carreira desportiva.

Bonga, que cresceu em Luanda, dentro de um contexto colonial, teve uma curta passagem pelo futebol, mas foi no atletismo que se destacou a nível nacional. Começou oficialmente a competir pelo São Paulo do Bairro Operário, tendo depois ingressado no Clube Atlético de Luanda, onde alcançou títulos nos 100, 200 e 400m.

As múltiplas vitórias alcançadas em Angola, trouxeram consigo a atenção do Sport Lisboa e Benfica de Portugal que em 1966, o convidou a representar o clube como atleta semi-profissional. Seguiram-se então diversos títulos, internacionalizações e recordes nacionais.

Eventualmente, as estafetas foram substituídas pelas dikanzas, e a música e o activismo politico tomaram conta de sua vida, mas, ficou a curiosidade de conhecermos melhor o seu trajecto desportivo. No programa desta segunda-feira, as principais incidências deste período de sua vida, serão contadas na primeira pessoa.

Para além da presença de Bonga, como é habitual o programa trará ainda os temas mais relevantes da actualidade desportiva nacional. Tópicos como o futuro das equipas técnicas do 1º de Agosto nas modalidades futebol e basquete, e o regresso das actividades desportivas no país e no mundo.

De relembrar que, emitido pelo canal ZAP Viva, o programa Arena Desportiva faz uma ronda à vida dos atletas dentro e fora das quadras, a contar igualmente com as transferências e grandes decisões.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.