Novela de 1993, ‘Mulheres de Areia’ traz Glória Pires interpretando as irmãs gémeas Ruth e Raquel, cuja rivalidade é o tema central da trama. A história tem lugar na fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense, no Brasil, para onde Ruth retorna depois de passar algum tempo a dar aulas na escola primária de uma fazenda.

Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a sua gémea Raquel. Apesar de fisicamente idênticas, as irmãs têm personalidades muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração.

Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeia conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com a doce menina quando a conhece em Pontal D’Areia. Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir Marcos e acaba por se casar com ele, interessada somente na fortuna do rapaz.

 Mesmo depois do casamento, Raquel não abre mão de continuar a encontra-se com o namorado Wanderlei (Paulo Betti), dono de um carácter tão duvidoso quanto o dela. A traição acaba por ser descoberta por Tonho da Lua (Marcos Frota), um artista que cria belas esculturas na praia.

Ardilosa, Raquel convence Marcos de que o rapaz não é uma pessoa confiável e o empresário dá um voto de confiança à esposa. Apesar de não estar mais sob a ameaça de Tonho, Raquel não esquece o que ele lhe fez e passa a persegui-lo, roubando a tranquilidade do rapaz. No meio de tudo isso, Ruth sofre por não conseguir tirar Marcos do seu coração e de vê-lo casado com sua irmã.