Depois do confronto inicial e das lutas pelo poder, no salão do qual ambos são proprietários, Pedro e Yolanda já se tinham rendido ao amor, mas nesta segunda temporada a relação vai viver um upgrade, mas também novos desafios.

Sendo Grace e Fredy um dos casais mais badalados de Angola, fica difícil não ceder à tentação de tentar comparar os dois casais. Haverá semelhanças entre as duas relações?

“Realmente, é a primeira vez que interpretamos um casal. Mas na relação do Pedro e da Yolanda, em relação à minha com a Grace, na verdade, não há muita coisa em comum (risos). Aliás, acho que é totalmente o oposto. O facto de o Pedro e a Yolanda estarem sempre a brigar, por exemplo, não é de todo o nosso caso. Desde o primeiro dia em que nos conhecemos, sempre nos entendemos muito bem. Surgiu logo uma grande amizade e cumplicidade”, explica Fredy Costa, dissipando as comparações.

Interpretar um casal sendo também eles um casal também tem sido uma tarefa desafiante e Grace Mendes explica porquê: “É muito mais difícil fazer uma cena romântica com o Fredy porque a cobrança do público é muito maior. Ou seja, numa cena que poderia ter alguma leveza de amor, de romantismo, as pessoas ficam a analisar – 'Será que é mesmo assim? Aquele beijo é verdadeiro?'. O nosso trabalho tem de ser muito mais cuidadoso, mas acho que estamos a conseguir vender muito bem este par romântico.”

A ideia de “Maison Afrochic” surgiu em 2012 e foi um dos projectos que Grace e Fredy discutiram e idealizaram juntos. “Pensei no ‘Maison Afrochic’ em 2012, comentei com algumas pessoas e acharam que eu estava doida. Logo nessa altura, comecei a idealizar na minha cabeça como fazer e quase que conseguia ver isto a acontecer. Acredito que esta é a melhor forma de concretizarmos um sonho. Portanto, eu sabia que isto ia acontecer e trabalhei para isso”, conta Grace.

Fredy Costa foi uma ajuda preciosa na concretização. “Em 2012, quando nos conhecemos, a Grace já me falava deste projecto e hoje aqui estamos para a segunda temporada. É o que eu sempre digo à Grace, cada vez mais nos vamos tornando uma equipa forte e tenho a certeza de que daqui a mais um ano estaremos ainda mais fortes, porque temos vários projectos em carteira que, com certeza, nos darão ainda mais força”, revela, sem querer levantar o véu sobre o que aí vem.

Fredy Costa - Maison Afrochic
créditos: FOX

A concretização desta série marca um capítulo diferente na carreira de Grace Mendes, como alguém que está envolvida não apenas como actriz, mas como criadora de um projecto televisivo. Em entrevista ao SAPO, confessa que vê o seu futuro a caminhar nesse sentido.

“Daqui a alguns anos, vejo-me envolvida na criação de programas, de séries, de filmes, isso sem dúvida. Não preciso de estar sempre na tela. Para mim, estar atrás das câmaras é o suficiente, até porque sou uma pessoa muito criativa”, explica.

Depois de, recentemente, ter arrecadado dois prémios de melhor actriz em Angola, no Moda Luanda e nos Globos de Ouro, está confiante de que o seu trabalho está a ser percebido pelo mercado e sente-se pronta para abraçar novos desafios. “Sem sombra de dúvidas, tenho de passar pelos Estados Unidos, tenho mesmo. Com 12 anos, comecei a pensar que tinha de saber falar muito bem inglês para quando surgisse uma oportunidade nos Estados Unidos eu a agarrar. Agora, sinto que estou preparada”, afirma.

Nesta nova temporada de “Maison Afrochic”, promete uma Yolanda mais louca e ainda mais divertida. “Se gostaram da primeira temporada, com certeza que vão amar a segunda. Está mais engraçada, tem décors novos, e o nível de maluquice… aiwe!!”, diz, entre risos.

Micaela Reis foi uma das suas apostas para esta rentrée, que precisava de uma nova personagem para ter mais peso e continuidade narrativa: “Quando me falaram na Micaela, fiz questão de dizer que tinha todo o gosto em trabalhar com ela, porque já o tinha feito no 'Windeck' e ela é uma óptima profissional.”

A segunda temporada desta sitcom estreou-se esta quinta-feira (23), às 21h45 (Angola)/ 22h45 (Moçambique) no canal Mundo Fox, da DSTV.