O ator e presidente do sindicato de atores norte-americanos (SAG-AFTRA), Ken Howard, morreu esta quarta-feira, em Los Angeles, aos 71 anos, informou a instituição.

Com uma carreira com mais de 40 anos na televisão, o ator ficou conhecido por interpretar o advogado Garrett Boydston na série "Dinastia" (1981-1989) e no spin-off "Os Colby". Howard participou ainda em "Crime, Disse Ela" (1985-1994), com Angela Lansbury, e em "Melrose Place", uma das séries mais famosas da década de 1990.

O papel em "The White Shadow" (1978-1981) também marcou a carreira do ator. Na série de televisão, o ator deu corpo a um treinador de basquetebol, Ken Reeves, personagem inspirada na sua própria experiência.

Mais recentemente, vestiu a pele de Hank Hooper na série de Tina Fey, "30 Rock".

O ator teve um papel fundamental na fusão entre o SAG, que dirigia desde 2009, e a  Federação de Artistas de Rádio e Televisão do país (AFTRA) em 2012. A nova organização representa agora cerca de 160 mil artistas.

Vários colegas e amigos têm recordado a carreira do ator. "Tive a oportunidade de trabalhar com ele (...) foi uma honra", disse George Clooney, citado pelo The Hollywood Reporter. "Hoje, o seu obituário dizia que ele tinha dois metros, mas ele era muito mais alto do que isso", acrescentou.

Alec Baldwin, que trabalhou com Howard em "30 Rock" também sublinhou que o ator era um bom colega, "inteligente e talentoso". "Ken foi um grande líder sindical", frisou.

"Ken foi um líder que nos inspirou e (a sua morte) é uma grande perda para SAG-AFTRA", frisou Gabrielle Carteris, atriz da série "Beverly Hills - 90210" (1990-2000) e membro da instituição.

"Foi uma luz que nunca se apagou, que nos guiou nos momentos tumultuosos e que pôs o sindicato no caminho da excelência. Estaremos sempre em dívida para com ele", afirmou.

Também o realizador David O. Russel recordou o trabalho de Ken Howard. "Foi como um herói para mim (...) Era um ótimo ator e uma ótima pessoa. Estou grato por ter trabalhado com ele", disse o cineasta que o dirigiu recentemente no filme "Joy".

Em cinema, o ator também participou em alguns projetos como "The White Shadow", "O Juiz" e "Joy".

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.