O público poderá acompanhar e viver a saga de Rita/Nina (Mel Maia/Débora Falabella), uma jovem mulher que desde os 11 anos planeia um acerto de contas com a madrasta Carminha (Adriana Esteves).

Avenida Brasil
Nilo ( José de Abreu ) créditos: Alex Carvalho/CGCOM

Rita (Mel Maia), órfã de mãe, era criada com muito amor, pelo pai Genésio (Tony Ramos). Tudo muda quando ele casa-se com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), uma mulher ambiciosa e dissimulada. Com Genésio, ela passa-se por uma esposa doce e dedicada; com Rita, uma malvada madrasta.

Avenida Brasil
Rita ( Mel Maia )

A menina entra em desespero ao descobrir, após ouvir uma conversa da madrasta ao telefone, que Carminha está a planear um golpe contra o seu pai e ficar com o dinheiro da venda do património da família. Carminha conta com o apoio de Max (Marcello Novaes), o seu amante e parceiro de golpes. Tendo ouvido o plano, Rita corre para alertar o pai, mas ele acha que a história não passa de implicância da filha com a madrasta e, aparentemente, não a leva a sério. Ao sair do banco com o dinheiro guardado em uma mala, como sugerido por Carminha, Genésio é roubado por dois homens em uma moto. Só que, para a surpresa de todos, ele tinha enchido a mala com papéis picados e deixado o dinheiro no banco. Depois do assalto, volta à agência e esconde o dinheiro em casa, já certo de que convive com uma traidora. Para manter Carminha sob controlo, mente para ela, dizendo ter sido assaltado.

Avenida Brasil
Nina ( Débora Falabella ) *** Local Caption *** Cap 12 – cena 6 -

Mais tarde, depois de prometer à filha que se livraria de Carminha, Genésio a segue e flagra uma discussão dela com Max. Assim que o comparsa vai embora, Genésio briga com Carminha, acaba se ferindo e, desnorteado, perambula pela Avenida Brasil, onde é atropelado e morre no local. O motorista é Jorge Tufão (Murilo Benício), craque do Flamengo e revelado pelo Divino Futebol Clube, um time do subúrbio do Rio de Janeiro. Antes de morrer, a vítima sussurra para o jogador o nome completo de sua esposa: Carmen Lúcia Moreira de Souza. No fundo, Genésio queria denunciá-la, mas Tufão acha o contrário, que a vítima está lhe pedindo para cuidar dela. O jogador chama socorro, mas foge do local com medo de que o ocorrido atrapalhe sua carreira em ascensão.

Avenida Brasil
Carminha ( Adriana Esteves ) créditos: Alex Carvalho/CGCOM

É assim que começa a saga de vingança de Rita que é abandonada pela madrasta num lixão aos cuidados de Nilo (José de Abreu). Apesar dos tempos difíceis, a menina é adoptada com o nome de Nina e cresce para ser uma jovem chef bem-sucedida. Contudo e com a morte do pai adoptivo, aumenta nela a vontade de se vingar da madrasta que, passados esses 12 anos, se encontra rica e casada com Tufão.

Avenida Brasil
Lucinda ( Vera Holtz)

A história principal é acompanhada de várias e igualmente marcantes tramas paralelas, que ajudam a explicar a popularidade da história e que contam com a participação dos actores Vera Holtz, Cauã Reymond, Marcos Caruso, Eliane Giardini, Ailton Graça, Débora Nascimento, Ísis Valverde, Thiago Martins, Bruno Gissoni, Alexandre Borges, Débora Bloch, Carolina Ferraz, entre muitos outros.